Tipos de Diabetes, Qual a Mais Perigosa? Aprenda Agora



A diabetes mellitus é uma doença que não se apresenta em uma única faceta, mas em várias. Os mais de 250 milhões de pessoas que sofrem com ela em todo o mundo podem apresentar pelo menos 4 tipos de diabetes conhecidos nos dias de hoje: a diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes.

Existem várias diferenças entre cada uma delas e é importante conhecer os diversos tipos de diabetes, porque cada uma delas afeta de maneira distinta o paciente que tem essa condição! Aqui vamos te apresentar cada um deles, para que você saiba mais sobre!

Conheçam os 4 Tipos de Diabetes

Diabetes Tipo 1

A diabetes tipo 1 está entre os tipos de diabetes conhecidos no mundo. Ela funciona como uma doença autoimune, de certo modo. O que ocorre é que em alguns indivíduos o sistema imunológico do organismo resolve atacar as células beta do paciente.

São justamente as células betas encontradas no pâncreas que produzem o hormônio insulina, responsável pela metabolização de toda a glicose que entra no nosso corpo.

Com isso o quadro de hiperglicemia acaba sendo instalado. Sabe-se que são portadores do tipo 1 de diabetes de 5% a 10% das pessoas que tem a doença!


Diabetes Tipo 2

A diabetes tipo 2 é um dos tipos de diabetes que a medicina reconhece atualmente e a que tem mais pacientes diagnosticados com o problema. Entre os 250 milhões de portadores de diabetes no mundo estima-se que 90% tenham diabetes tipo 2.

O que acontece nesse caso é que o corpo não produz insulina da maneira adequada, ou não produz a quantidade necessária para a quantidade de açúcar que entra no organismo, trazendo à tona um quadro de hiperglicemia no sangue.

Diabetes Gestacional

Durante a gravidez o corpo da mulher experimenta um sério desequilíbrio hormonal. A placenta lança no organismo uma série de hormônios que costumam inibir a ação da insulina. Para compensar o pâncreas acaba produzindo muito mais insulina.

Entre os tipos de diabetes esse é o que afeta duas pessoas de uma só vez, tanto a mãe quanto o filho, porque a saúde da mãe corre risco com um quadro de hiperglicemia e a do bebê também, já que ele pode crescer muito durante a gravidez, acarretando um parto traumático. Além disso, há grandes chances dele desenvolver diabetes em alguma fase da vida!

Pré – Diabetes

A pré-diabetes é um quadro de aumento de glicose e de insulina no sangue prévio a instalação da própria diabetes em si. Caso o paciente não diagnostique a situação quando se encontra na pré-diabetes é provável que ele acabe sofrendo com a diabetes , cedo ou tarde!

Loading...