Óleo de Linhaça: Indicação, Como Usar e Benefícios



A linhaça é um alimento que traz muitos benefícios à saúde, pois é rico em ácidos graxos, vitaminas e nutrientes. Ela pode ser encontrada tanto na forma de semente, farinha, quanto de óleo de linhaça e todas elas podem ajudar no emagrecimento, a melhorar a pele, cabelos e a saúde de modo geral.

Nesse artigo vamos falar especificamente do óleo de linhaça. Se você quer saber tudo sobre ele, continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo!

O que é?

O óleo de Linhaça é um óleo feito a partir da linhaça, que é um alimento funcional que traz diversos benefícios à saúde, desde melhora do funcionamento do intestino, melhora na circulação sanguínea, melhora no sistema imunológico até ajudar no emagrecimento de maneira saudável.

No caso do óleo de linhaça os benefícios são ainda maiores, porque além de ser consumida junto com alimentos, ela também pode ser utilizada para tratamentos de pele e de cabelo, melhorando também a parte estética do corpo.

Ele é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados e na internet, no geral o óleo pode ser feito tanto da linhaça marrom quanto da dourada, que são tipos que possui praticamente os mesmos valores nutricionais e benefícios à saúde.

Para que serve

O óleo de linhaça é rico em ácidos graxos, fibras e nutrientes e por isso ele ajuda a melhorar o funcionamento do corpo e também a saúde de maneira geral. Ele é uma rica fonte de gorduras boas, como o ômega 3, o DHA e EPA, que são essenciais para o corpo e precisam ser consumidos diariamente.

Com nível controlado da gordura boa é possível ter melhorias no sistema imunológico, que ficará mais forte e resistente. Além das funções anti inflamatórias, melhora no humor, na disposição, na pele, nos cabelos e no coração e cérebro.

Óleo de linhaça ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas têm o costume de utilizar a farinha ou a semente de linhaça juntamente com frutas, sucos e outras bebidas com o intuito de emagrecer. E quando se fala do óleo de linhaça surge a dúvida se ele também tem esses benefícios.

A resposta é sim, ó óleo também pode ajudar no emagrecimento, pois melhorar o colesterol bom e diminui o mau colesterol, além de ajudar a acelerar o metabolismo para queimar mais gorduras e também aumentar a saciedade.


Porém, seu uso deve ser de maneira controlada, pois o excesso do óleo de linhaça, assim como de qualquer outro, pode trazer danos à saúde a longo prazo.

Benefícios do óleo de linhaça

Existem diversos benefícios que podem ser obtidos com o consumo regular e controlado do óleo de linhaça.

Abaixo citamos alguns dos mais importantes, confira!

  • Ajuda a aliviar inflamações, inchaços e dores: Ele tem uma função poderosa no tratamento de inflamações e inchaços, que diminuem pouco tempo após o uso do óleo. Além disso, algumas dores, principalmente nas articulações, podem ser aliviados com o uso contínuo desse óleo.
  • Ação preventiva: O consumo do óleo de linhaça pode ter ação preventiva contra alguns tipos de câncer, contra a osteoporose e até mesmo para aliviar os sintomas mais comuns da menopausa, como a alteração de humor, insônia e calor intenso.
  • Melhor unhas e cabelos. Esse óleo também é ótimo para melhorar as unhas, que ficam mais fortes, resistentes e saudáveis e os cabelos, que ficam hidratados, com brilho e sem quebrar.
  • Ajuda com problemas de infertilidade: O óleo de linhaça pode ajudar tanto homens quanto mulheres que estejam tendo problemas para engravidar, pois ele ajuda a evitar a infertilidade.
  • Faz o intestino funcionar melhor: Ele é rico em fibras que ajudam no funcionamento do intestino evitando problemas de prisão de ventre.
  • Evita problemas cardiovasculares: Por ser um óleo rico em gorduras boas, ele ajuda a diminuir o colesterol e assim evita problemas do coração.

Como usar

O modo de consumir o óleo de Linhaça pode variar de pessoa a pessoa e do seu objetivo, pois ele pode ser consumido  misturado aos alimentos como frutas, iogurtes e saladas, no caso de você querer ter melhoras internas no seu organismo e ajuda no emagrecimento.

Mas ele também pode ser utilizado junto com máscaras capilares para poder melhorar os cabelos, basta colocar algumas colheres de óleo de linhaça no seu creme de preferência e depois fazer sua hidratação de rotina.

Mas vale lembrar, que só de estar consumindo o óleo de linhaça você também terá benefícios para seus cabelos, unhas e pele.

Tem alguma contraindicação?

O óleo de Linhaça pode ser utilizado por pessoas de todas as idades. Porém mulheres grávidas devem consultar seu médico antes de consumir esse produto, pois a linhaça pode provocar partos prematuros.

Pessoas com diabetes ou doenças sanguíneas também devem fazer uma avaliação médica antes de começar a consumir esse óleo.




CONFIRA TAMBÉM:
Chá para Dor nos Ossos (me curou)

Método Sobrancelha Perfeita

Crie um negócio com Panetones Trufados e ganhe R$ 2.500,00.

Loading...