MITOS E VERDADES DO AÇAÍ DESCUBRA TUDO SOBRE A FRUTA



MITOS E VERDADES DO AÇAÍ DESCUBRA TUDO SOBRE A FRUTA

E aiiii galerinha, estão preparados para uma viagem pelo mundo da frutinha roxa mais procurada e consumida nos últimos tempo????

Sejam todos bem vindos ao mundo do Açaí…

O açaí é uma frutinha roxa e de sabor inigualável, ele traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. De qualquer maneira, o açaí ajuda a manter a boa saúde e a longevidade.

Sendo excelente para quem tem o dia agitado, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, fugindo do colesterol ruim e outros malefícios que uma alimentação desregrada e industrializada pode trazer. A fama de seus benefícios já conquistou inúmeros adeptos, mas com tantas informações sendo divulgadas sobre a fruta, muitasssss dúvidas acabam surgindo na hora de consumi-la.

Será que é bom comer antes de praticar atividade física? E depois? Será que engorda? Muito calórico? Previne doenças?

Para tirar algumas dessas dúvidas, selecionei 5 Mitos e Verdades sobre o açaí. Confira…!!!

1- O açaí engorda? MITO OU VERDADE?

MITO. O fruto açaí tem em média 60 kcal/100g, ou seja, baixo valor calórico. Porém na maioria das vezes a polpa é consumida com o xarope de guaraná, o que eleva o valor calórico para 110 kcal/100g e ao acrescentar outros ingredientes, o valor calórico aumenta mais ainda.

É a famosa ”Tigela de açaí”, uma tigela de 500g com banana tem aproximadamente 700 kcal. Se houver acréscimo de castanha, granola, leite ninho, o valor calórico pode chegar quase mil calorias.


Uma tigela de 500g com banana, por exemplo, tem aproximadamente 700 kcal. Se houver acréscimo de castanha, granola, leite ninho, o valor calórico pode chegar a quase mil calorias. Sendo assim, da forma que é consumido na região sudeste, é considerado um lanche com alto valor calórico.

Logo, dependendo da quantidade consumida e das necessidades energéticas de cada indivíduo, seu consumo pode levar ao ganho de peso.

2- O açaí previne doenças? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Por ser rico em antocianina, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres capazes de danificar as células sadias e tem efeito significativo sobre o sistema de defesa antioxidante do fígado auxiliando até mesmo na eliminação de toxinas. O açaí desempenha um papel importante na prevenção do câncer. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, processos alérgicos e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

3- Açaí é uma boa opção antes da atividade física? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício, mas é bom lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Uma tigela da fruta, por exemplo, só deve ser consumida por quem pretende se exercitar por mais de 1h, já que é bastante calórica e energética também.

Caso queira incrementar, bata a polpa com uma banana e adoce com mel.

4- Açaí aumenta o colesterol? MITO OU VERDADE?

MITO. A gordura presente no açaí é semelhante à encontrada no azeite de oliva, portanto é saudável. O fruto tem grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), que ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhorar o bom (HDL).

5- Açaí previne o envelhecimento? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Verdade. Por causa do seu efeito antioxidante e a presença de vitamina E, o açaí reduz a produção de radicais livres que favorecem o envelhecimento celular. Dessa forma, o consumo da fruta contribui para um corpo mais jovem e saudável.

E aiiii, gostaram das dicas? Você pode SIM introduzir o açaí na sua dieta!

Loading...