Dor nos Olhos – 15 Remédios e Compressas para Aliviar



Dor nos Olhos - 15 Remédios e Compressas para Aliviar

As compressas de camomila e de arruda são eficazes para aliviar a dor nos olhos. Dipirona e Paracetamol combatem a dor ao movimentar os olhos e a dor de cabeça. A dor nos olhos também pode ser tratada com o uso de colírios antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos para lidar com possíveis infecções.

A dor nos olhos é um sintoma característico de algumas doenças como a dengue, que provoca dor ao movimentar os olhos, a enxaqueca, onde um olho só pode ficar com dor a sua volta, a conjuntiviteterçol e alergias que deixam o olho irritado, lacrimejante, avermelhado e com coceira.

No caso da dengue, é importante salientar que é proibido tomar Aspirina ou qualquer outro medicamento que contenha ácido acetilsalicílico, pois pode haver risco de sangramentos.

Remédios Caseiros Para Dor Nos Olhos

  • Soro Fisiológico

Lavar os olhos algumas vezes por dia com soro fisiológico gelado é ideal para deixar o local livre da ação de micro-organismos e agentes alérgenos que podem estar causando infecções e alergias, para manter os olhos devidamente hidratados e também para aliviar a dor, já que quando aplicado em forma de compressa gelada age como um anestésico e anti-inflamatório.

As lavagens dos olhos e compressas com soro fisiológico são ideais para combater alergias e também irritações provocadas pelo uso de lentes de contato.

  • Compressa de Água Fria

As compressas de água fria também agem anestesiando a dor nos olhos e desinflamando o local. Utilize sempre água mineral ou filtrada.

  • Compressa com Folhas de Arruda

Lave bem algumas folhas de arruda, coloque-as de molho em um recipiente limpo com água gelada (mineral ou filtrada) e banhe os olhos diariamente. Você também pode aplicar as folhas de arruda geladas sobre os olhos fechados para aliviar dores e combater coceiras.


  • Compressa de Camomila

Ferva 25 g de camomila com água e, após esfriar, aplique nos olhos com um pano limpo. A camomila é calmante e ajuda a aliviar o incômodo nos olhos provocado pelas mais diversas situações. O fato de ser aplicada fria potencializa seu efeito analgésico, anestésico e anti-inflamatório.

  • Cenoura, Salsa e Aipo

Bata todas no liquidificador e depois aplique com um algodão nos olhos. A cenoura contém substâncias essenciais para melhorar a saúde dos olhos, como o betacaroteno e rodopsina. Em conjunto com os outros ingredientes, ela combate a vista cansada e problemas no nervo óptico.

  • Colírio Caseiro

O colírio caseiro é ideal para ser usado em casos de irritação, alergias, inflamações e infecções em geral. Para fazer, você vai precisar de 1 copo de água destilada e 1 colher (chá) de sal.

Misture a água com o sal e coloque para ferver. Após esfriar, coloque em um frasco previamente fervido e esterilizado e aplique nos olhos durante o dia. O colírio não deve ser usado no dia seguinte.

Você também pode substituir o sal por duas colheres (chá) de chá verde. Caso utilize o chá, coe a mistura depois de fervida pelo menos duas vezes antes de utilizar.

  • Massagens e Exercícios Oculares

É ideal fazer massagens nos olhos e alguns exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura ocular.

  1. Erga e abaixe as sobrancelhas algumas vezes para aliviar a tensão no local;
  2. Agora faça uma massagem em movimentos circulares com os dedos começando pelas pálpebras superiores, do canto interno para o canto externo e, em seguida indo para o canto interno da pálpebra inferior. Faça isso durante 2 ou 3 minutos;
  3. Outro exercício também consiste em olhar primeiro para a esquerda por 20 segundos, piscando 5 vezes; olhando em seguida para a direita fazendo o mesmo procedimento;
  4. Depois faça movimentos circulares com os olhos e olhe para a ponta do nariz por cerca de 15 segundos, fixando o ponto mais distante que puder após isso. Você pode repetir o procedimento pelo menos 5 vezes.

Os exercícios e massagens são ideais para combater a vista cansada e a pressão ocular.

Remédios para Dor nos Olhos

A dor causada por infecções virais pode ser combatida com os colírios Refresh, Lacril e Colírio Moura Brasil. Alergias podem ser tratadas com os colírios Zaditen, Pred Fort e Cromolerg.

Quando a dor nos olhos é provocada por infecções bacterianas é necessário o uso de colírios antibióticos, como Tobrex, Maxitrol e Flumex, que só podem ser prescritos pelo médico.




CONFIRA TAMBÉM:
Chá para Dor nos Ossos (me curou)

Método Sobrancelha Perfeita

Crie um negócio com Panetones Trufados e ganhe R$ 2.500,00.

Loading...