CUIDADOS A TER COM PEÇAS DE ROUPA PRETA



A roupa preta é algo que existe em maior ou menor quantidade, tanto nos roupeiros masculinos como femininos. Todos nós temos aquelas peças de roupa preta que adoramos. O pretinho básico dá jeito para todas as ocasiões.

No entanto, com o passar do tempo, estas têm tendência para que a sua cor se vá esbatendo. Para que tal não aconteça há algumas coisas que devemos ter em atenção. As peças de roupa preta são mais sensíveis e propícias ao desgaste. É por isso necessário que se tenha um cuidado redobrado em relação às lavagens e às manchas. Por isso vou-lhe dar algumas dicas para a ajudar.

CUIDADOS A TER COM PEÇAS DE ROUPA PRETA

Em primeiro lugar, nunca deixe este tipo de peças de molho, esta é um dos principais cuidados a ter com peças de roupa preta. Quanto menos tempo as roupas pretas estiverem expostas ao sol e ao sabão, mais tempo as suas cores se mantêm intactas.

QUANTIDADE DE SABÃO E AMACIADOR USADO PARA LAVAR ROUPA PRETA

Tenha em atenção a quantidade de sabão e amaciador usado. Se puser grandes quantidades arrisca-se ao aparecimento de manchas esbranquiçadas. Se estas manchas aparecerem passa-lhes uma escova. Muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que facilmente removidos.

SECAR ROUPA PRETA, SEMPRE À SOMBRA OU DE NOITE, NUNCA AO SOL

Prefira secar estas peças de roupa à sombra ou de noite. O sol faz com que elas percam a cor.

A ROUPA PRETA NÃO DEVE SER LAVADA NA MÁQUINA LAVAR


A máquina de lavar não é amiga deste tipo de roupa. O atrito da máquina tira o pigmento da roupa e pode ainda criar borboto (bolinhas na roupa). Mais algumas dicas relacionadas com o não dever usar máquina de lavar na roupa preta:

    • Se tiver mesmo de as lavar na máquina opte por produtos recomendados para este tipo de cor.
    • Sempre que possível lave estas peças de roupa à mão, com sabão neutro.
    • Não as misture com peças de roupa de cor aquando do período de lavagem.

O sal e o vinagre são o segredo das roupas escuras. Se juntar um destes dois ingredientes durante a lavagem eles ajudam a manter a cor.

COMO REMOVER MANCHAS EM ROUPA PRETA

No que toca à remover manchas em roupa preta deve ter o dobro do cuidado que tem com as roupas de cor e/ou brancas dado que qualquer nódoa pode ser fatal para esta gama. Tenha sempre em atenção que deve remover a mancha o mais rápido possível para evitar que ela se infiltre nas fibras da roupa.

Limpe a mancha com um pano branco e tenha cuidado para que esta não se espalhe. De resto deve optar pelos procedimentos e truques que usa com os outros tipos de roupa. Apenas deve ter mais cuidado na administração dos mesmos.

Se notar que as suas peças de roupa preta estão a ganhar algum brilho adquirido pelo uso e pelo ferro de passar faço o seguinte. Quando estiver a passar a roupa, esfregue delicadamente a zona em questão com uma esponja embebida em água e anil. Em seguida cubra a peça de roupa com um pano branco e passe-a com o ferro bem quente.

Em caso de dúvida opte sempre por levar as suas peças de roupa preta a uma lavandaria. Assim tem a certeza de que nada se vai estragar.



Loading...

Comentar

5 + oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.