Compressa de gelo: para que serve e quando fazer?



A compressa de gelo é que recomendam quando você sofre uma lesão, contusão, trauma ou entorse, com o objetivo de evitar o inchaço e aliviar a dor. É muito usada por esportistas, quando colocam uma bolsa de gel gelado ou de gelo no local afetado.

Algumas pessoas ficam na dúvida sobre quando devem aplicar uma compressa quente ou fria, já que também existe esta outra opção.

A compressa quente ou ainda a compressa natural servem para ajudar a relaxar os músculos, aliviar dor, a tensão muscular, dilatar os vasos sanguíneos, trazer relaxamento e melhora nos movimentos.

Pode ser utilizada em casos de furúnculo, cólica, torcicolo, dores nas articulações e dor na coluna.

No caso de uma lesão, contusão, trauma ou entorse, só após 48h de compressa fria é que inicia-se o uso de compressa quente.

Como fazer uma compressa de gelo?

Você pode preparar uma compressa quente de diferentes formas, dependendo do que tiver disponível em casa, ou mesmo comprando uma bolsinha de gel na farmácia e aquecendo no micro-ondas, conforme a indicação da embalagem. Veja algumas sugestões caseiras:

Compressa gelada com álcool isopropílico

Você pode comprar este tipo de álcool na farmácia e terá uma compressa que se molda ao local afetado, pois ele evita o congelamento total da água.

Materiais

  • Álcool isopropílico;
  • Água;
  • Saco plástico com fecho.

Modo de fazer

1. Em uma tigela, misture duas partes de água para uma de álcool.

2. Depois, coloque a solução no saco. Não precisa encher completamente. Se preferir, pode colocar dois sacos para garantir que não terá vazamento.

3. Retire o ar do saco e feche. Coloque-o no congelador por 12 horas e depois é só aplicar no local afetado por 15 a 20 minutos. Pode colocar uma toalha fina entre o saco e a pele para evitar queimaduras por excesso de frio.


Compressa gelada com detergente

Esta opção é ainda mais prática pois nem necessita de água, só detergente.

Materiais

  • Detergente colorido;
  • Saco plástico com fecho.

Modo de fazer

1. Coloque detergente no saco plástico, sem encher demais, retire o ar e lacre. Coloque-o no congelador por 12 horas e depois é só aplicar no local afetado por 15 a 20 minutos. Pode colocar uma toalha fina entre o saco e a pele para evitar queimaduras por excesso de frio.

Pacote de alimento congelado

Se não tiver nenhuma das sugestões acima disponíveis no momento de uma lesão, vá ao congelador e pegue um pacote que encontrar com alimento congelado.

Tome cuidado para não colocar o pacote diretamente sobre o ferimento, especialmente se estiver aberto, para evitar contaminação.

Aplicar no local afetado por 15 a 20 minutos. Pode colocar uma toalha fina entre o saco e a pele para evitar queimaduras por excesso de frio.

Use gelo

A mais comum das opções é colocar o gelo que tiver no congelador dentro de um saquinho ou sacola, envolver em um pano limpo e fazer o mesmo processo de 15 a 20 minutos sobre o local afetado. Em todos os casos, pode repetir a compressa gelada mais 3 ou 4 vezes ao longo do dia.

Dicas: Cuidados com a compressa de gelo

  • A compressa de gelo pode ser feita imediatamente quando sofrer uma lesão, mantendo a área imobilizada, mas deve-se procurar um médico assim que possível para verificar como está a situação interna do local afetado.
  • Se tiver uma fratura, por exemplo, o gelo sozinho não irá resolver, e mesmo que não haja fratura será necessário aplicar outros métodos para que tenha uma recuperação adequada e mais rápida.
  • Não mantenha a compressa sobre a pele por mais de 20 minutos seguidos.



Loading...

Comentar

quinze + 17 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.