COMO ACABAR COM A CASPA AGORA: MELHORES REMÉDIOS CASEIROS!



COMO ACABAR COM A CASPA AGORA MELHORES REMÉDIOS CASEIROS

Normalmente, o couro cabeludo descama células antigas para dar lugar a novas. Em geral, elas são de tamanho minúsculo.

Quando há uma inflamação na pele (dermatite) do couro cabeludo, essas células ficam maiores em formato de flocos branco, pois a pele é descamada. Esse problema se denomina caspa.

A casca seca é formada por películas minúsculas que caem sobre os ombros, pescoço.

Já a casa gordurosa é mais grave e intensificada por conta de dermatite seborreica. Elas são pequenas escamas gordurosas que aderem ao couro cabeludo, raiz do cabelo, podendo afetar rosto, barba, sobrancelhas, nariz, atrás da orelha, costas e até a região dos seios.

Em geral, a casca é mais comum entre adultos de 22 a 40 anos. Não é considerada uma doença e não é contagiosa.

POR QUE OCORRE A CASPA?

A caspa ocorre pela descamação da pele da cabeça, pois ela se renova com frequência. Quando é saudável, essa renovação é invisível.

No entanto, há algumas causas que desencadeiam os flocos maiores. São eles:

  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Clima seco
  • Alteração hormonal
  • Distúrbios psicológicos: cansaço, estresse, angústia, depressão
  • Exposição ao sol
  • Uso excessivo de álcool
  • Alimentação inadequada e rica em carboidratos refinados (pão branco, massas, arroz)
  • Uso excessivo de secador
  • Banho muito quente
  • Alergias
  • Uso inadequado de produtos para hidratar e higienizar os cabelos

Depois que está estabelecida, a caspa atrai fungos (Malassezia globosa) que agrava o problema. Esse fungo está presente na nossa pele de forma natural. Quando há alguma disfunção de glândulas sebáceas, ele aflora e dificulta o tratamento.

REMÉDIOS CASEIROS PARA CASPA
óleo de oliva para caspa

Além dos shampoos, há alguns remédios que dão excelentes resultados para tratar a caspa.

Entre ele, estão:

VINAGRE BRANCO
Poder ter ácido acético na sua composição, o vinagre branco alivia a coceira e previne o crescimento de fungos. Misture ½ xícara de vinagre com duas xícaras de água, massageie, aguarde 10 minutos e lave com shampoo. Repetir 2 vezes por semana.

ÓLEO DE COCO
Ação antifúngica, hidrata o couro cabeludo e alivia a coceira. Misture uma medida de óleo com a mesma quantidade de suco de limão. Massageie o couro cabeludo, deixe por 20 minutos e enxague. Repetir 3 vezes na semana.


BICARBONATO DE SÓDIO
Remove as células mortas, reduz o crescimento dos fungos e equilibra o pH. Molhar os cabelos e esfregue uma porção de bicarbonato de sódio no couro cabeludo. Enxague e não lave com shampoo. Repetir 2 vezes por semana.

FOLHAS DE NEEM OU NIM
Tem ação antibacteriana e antifúngica. Ferver um punhado de folhas em 2 xícaras de água. Use a infusão para enxaguar o cabelo. Faça isso 3 vezes por semana.

ÓLEO DE OLIVA
Evita o ressecamento do couro cabeludo. Aqueça o óleo e massageie o couro. Enrole os cabelos numa toalha e deixe agir por 45 minutos. Enxágue depois e lave com shampoo anticaspa. Repetir várias vezes na semana

VINAGRE DE MAÇÃ
Ajuda na limpeza dos poros obstruídos e equilibra o pH. Misturar 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã e 2 colheres (sopa) de água. Para dar mais resultado, acrescente 20 gostas de tea tree óleo essencial. Massageie, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

TEA TREE ÓLEO ESSENCIAL
Tem ação antifúngica. Acrescente gotas do produto ao shampoo ou no óleo de coco ou óleo de oliva. Aplicar nos cabelos, deixar durante a noite ou por 30 minutos. Enxaguem em água fria. Repetir 2 vezes por semana.

ASPIRINA
um gengibre

Contém ácido acetilsalicílico que auxilia a controlar a caspa. Amasse 2 aspirinas e misture com uma colher de shampoo. Lave os cabelos com a mistura, massageie o couro. Deixe agir por 5 minutos e enxágue. Lavar com shampoo anticaspa até remover o pó da aspirina.

SUCO DE LIMÃO
O limão ajuda a elimina os fungos e alivia a coceira. Misturar o suco de ½ limão e ¼ de xícara de iogurte natural. Aplicar no couro, deixe agir por 20 minutos. Enxágue e lave com shampoo neutro. Repetir várias vezes na semana.

MELHORES ALIMENTOS PARA CONTROLAR A CASPA
Há alguns alimentos que ajudam a controlar a caspa. Esses alimentos possuem propriedades para combater a coceira, irritação, sebo e devolvem vitaminas ao organismo.

Os alimentos para controlar a caspa são:

Gengibre
Sementes de girassol
Mamão
Grão de bico
Germe de trigo
Alho
Maçã

QUANDO BUSCAR AJUDA MÉDICA
Se a descamação se tornar muito forte, é necessário procurar o dermatologista que vai indicar o melhor tratamento. Pode até receitar medicamentos orais em certos casos.

COMO EVITAR A CASPA
A caspa não tem cura, mas você pode tomar alguns procedimentos para evita-la:

Evite banhos quentes
Não use o secador quente direto no couro cabeludo
Escove bem os cabelos para que a oleosidade se transporte da raiz para as pontas
Lave os cabelos regularmente
Use condicionado só nas pontas
Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação há alguma disfunção de glândulas sebáceas, ele aflora e dificulta o tratamento.




CONFIRA TAMBÉM:
Chá para Dor nos Ossos (me curou)

Método Sobrancelha Perfeita

Crie um negócio com Panetones Trufados e ganhe R$ 2.500,00.

Loading...