Chá de folha de abacate: os benefícios e como preparar



O abacate nunca esteve tão em alta quanto atualmente. De repente, todos descobriram as propriedades da fruta e seus benefícios para a saúde, para beleza e para a gastronomia. E ele realmente é poderoso, tanto que até o chá de folha de abacate é excelente, assim como o chá de folha de goiaba.

Benefícios do chá de folha de abacate

Assim como a fruta em si, as folhas do abacate são muito benéficas para muitos aspectos de sua saúde. Como chás são bebidas fáceis de fazer, o chá de folha de abacate é a melhor forma de consumir esse produto natural. Veja os benefícios.

1. Alivia os sintomas da menstruação

As folhas do abacateiro têm ação emenagoga, ou seja: ajudam na contração do útero e na regularização do fluxo menstrual. É especialmente indicado para mulheres que sofrem com cólicas e dores fortes durante esse período.

Por conta dessa ação, o chá tem efeito abortivo e pode provocar graves hemorragias em mulheres grávidas, além de má-formação no bebê. Gestantes devem passar longe da bebida.

2. Tem efeito diurético

O abacate é conhecido por ter gorduras boas, o que não significa que você pode consumi-lo livremente e sem se preocupar com o peso. O chá das folhas, no entanto, tem efeito diurético e é um excelente aliado no emagrecimento. O efeito detox dessa bebida alivia a sensação de inchaço e o peso extra.

Por esse mesmo motivo, o chá de folha de abacate também é ótimo para quem sofre de problemas no rim. Ele auxilia no tratamento de infecções nas vias urinárias, como cistite, uretrite e cálculos renais.


3. Diminui as dores abdominais

Quem sofre de diarreia ou de intestino solto pode se beneficiar das propriedades do chá, que também é excelente para tratar dor de barriga e gases.

4. Tem ação vermífuga

Como se não bastasse combater as dores de barriga, o chá das folhas do abacateiro combate e elimina parasitas intestinais. Mas fica a dica: se suspeitar de infecção é necessário ir ao médico, independente de estar ou não tomando a bebida.

5. Ajuda a amenizar a dor de garganta

Você pode preparar o chá de folha de abacate e fazer gargarejos quando estiver com dor de garganta, amigdalite, tosse ou rouquidão.

Como preparar o chá de folha de abacate

Vale frisar que a bebida é excelente para a saúde, mas deve ser consumida, no máximo, duas vezes por dia. O preparo é simples e sem segredo.

Ingredientes

  • Folhas de abacateiro: 10 unidades;
  • Água: um litro.

Modo de preparo

1. Ferva a água em uma chaleira;
2. Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de abacate;
3. Aguarde dez minutos e sirva.



Loading...

Comentar

um × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.