Benefícios do chuchu para sua saúde



O chuchu é um vegetal que traz muitos benefícios para o seu corpo, desde mais saúde para a pele até evitar acidentes vasculares e outras doenças do coração.

Apesar do preconceito que o chuchu sofre (quem nunca ouviu que “chuchu não tem gosto de nada” que atire a primeira pedra), ele é um vegetal rico em água e com baixo teor calórico. Além disso, o alimento tem em sua composição pouca quantidade de gorduras saturadas e nenhum colesterol.

O chuchu também é um alimento muito indicado para quem deseja perder peso, já que é rico em fibra dietética e tem, em uma xícara do vegetal cozido, apenas cerca de 38 calorias.

Mas essas não são as únicas vantagens de inserir o chuchu em sua dieta diária. Veja a seguir alguns impactos positivos que esse vegetal pode ter em seu organismo.

É uma ótima fonte de energia: Por ser rico em manganês, o chuchu tem a capacidade de converter proteínas em gorduras em energia. Portanto, ingerir o vegetal pela manhã (em forma de suco, por exemplo) pode garantir energia para suas atividades do dia.

Previne a constipação: Para quem tem problemas de prisão de ventre o chuchu pode ser uma ótima solução. Por ser rico em fibra dietética, como dito acima, ele promove movimentos intestinais regulares e constantes.

E isso não é tudo, por conter muita água em sua composição, ele fornece o líquido para o organismo, o que deixa suas fezes mais úmidas e, consequentemente, mais fáceis de serem eliminadas.


Beneficia o funcionamento do coração: Para começar, o chuchu evita o acúmulo de aminoácidos que aumentam consideravelmente o risco de acidentes vasculares e outras doenças do coração.

O potássio presente no vegetal também promove o controle da pressão arterial, e o magnésio aumenta os níveis do bom colesterol no sangue e ajuda a impedir sua coagulação.

Ajuda a prevenir o câncer: Por ser riquíssimo em vitamina C, o chuchu atua na prevenção do câncer. Isso acontece porque essa vitamina é antioxidante, ou seja, impede a atuação dos radicais livres — estes, por sua vez, aceleram o processo de envelhecimento das células do corpo e promovem mutações que, em muitos casos, se tornam cânceres.

Auxilia no tratamento da anemia: Os anêmicos sofrem de falta de ferro e vitamina B2 no sangue, e o chuchu, que contém altos níveis dos dois nutrientes, auxilia na manutenção dessas taxas.

Para quem não sabe, o ferro e a vitamina B2 estimulam muito a produção dos glóbulos vermelhos do sangue. Também por ser antioxidante, o chuchu atrasa o processo de envelhecimento e possíveis danos dessas células.

Atua na perda de peso: O chuchu tem seu teor calórico muito baixo, além de quase nada de gorduras e nenhum colesterol. No entanto, ele tem grande quantidade de fibra alimentar, que causa a sensação de saciedade e evita que você sinta fome pouco tempo depois de comer.

Ele também é rico em água, que pode acelerar seu metabolismo e hidrata seu corpo.

Deixa sua pele mais saudável: O chuchu é um poderoso antioxidante por conter muita vitamina C em sua composição, como já foi falado. Também já comentamos que os antioxidantes atrasam o envelhecimento das células e ajudam a reparar danos diversos.

Por isso, o chuchu ajuda a prevenir o envelhecimento da sua pele, deixando-a mais bonita, lisa e saudável. O vegetal também contém outras substâncias que reduzem a produção de óleo pela pele, reduzindo a acne. Acha que é tudo? Ele ainda fornece substâncias que dão mais firmeza e elasticidade à pele.

Loading...