4 formas infalíveis de acabar com as baratas



Principalmente na época do verão, alguns locais, inclusive casas, são invadidos por insetos nada agradáveis. Uma das principais dúvidas para quem sofre desse problema é como acabar com as baratas sem comprometer a rotina e prejudicar pessoas e animais domésticos que vivem no lugar.

As baratas podem invadir qualquer espaço de uma casa e são difíceis de serem removidas.

Muitas pessoas têm medo e nojo de baratas, mas não é apenas por causa disso. Boa parte desses insetos vivem em esgotos e podem trazer e transmitir doenças.

Lepra, diarreia, tuberculose e poliomelite estão na lista de doenças que podem ser transmitidas por baratas.

Suas patas possuem micro-organismos que contaminam objetos e alimentos. Isso sem contar as secreções produzidas, que, quando em contato com qualquer tipo de comida, deixam-na com mau gosto.

E não é só isso: quando várias delas entram em um aparelho eletrônico ou em roupas, trazem danos irreversíveis ao roer materiais.

A partir de agora, você conhecerá quatro maneiras como acabar com as baratas em sua casa, chácara ou qualquer lugar que esteja infestado por esses insetos.

As baratas geralmente se escondem em quais lugares da casa?

Se você tem ou já teve problemas com baratas no local onde vive, trabalha ou passa períodos como férias ou feriados prolongados, deve saber que as baratas possuem hábitos noturnos. Durante esse período, elas costumam sair e procurar comida.

Durante o dia, porém, elas permanecem escondidas em locais diversos, como sob pedras, esgotos ou mesmo frestas de muros. É também comum que elas procurem abrigo dentro de casa, provocando estado de alerta e sensação de pânico em algumas pessoas que sentem nojo e medo.

Elas podem entrar em casa através de portas, janelas, ralos ou mesmo juntamente a alguns objetos que são levados para dentro, como caixas de papelão e objetos guardados há algum tempo.

Uma vez que elas tenham acesso à área interna, os problemas se multiplicam, pois acabar com as baratas é um processo que demanda ações para combate e cuidados especiais para que não voltem.

E qualquer fresta, por menor que seja, pode ser um local para que elas se escondam durante o dia e ainda se procriem.

Ainda há a possibilidade de elas se esconderem atrás de armários e gavetas, além de coifas, embaixo de pias e despensas.

Como você pôde perceber, as baratas podem se estabelecer em diversos locais. Com tantas opções, parece impossível exterminá-las dentro de casa.

A boa notícia, porém, é que isso pode ser feito. Leia a seguir quatro maneiras como acabar com as baratas e se prevenir para que novas invasões não aconteçam.

4 formas infalíveis de acabar com as baratas

Veja agora como eliminar as baratas do convívio de pessoas e animais domésticos. São soluções simples, mas bastante eficientes para que você atinja seus objetivos.

1 – Iscas

As iscas são prejudiciais às baratas, que levam o veneno para seu ninho.

Normalmente adquiridas em lojas, essas iscas são em forma de gel e estão armazenadas em embalagens inacessíveis para crianças e animais – exceto, obviamente, as baratas.

A solução é composta por um alimento que atrai as baratas e veneno. Ao ingeri-la e voltar para o ninho, o inseto expele o que ingeriu, matando todas as outras que estiverem por lá.

Para aumentar a eficiência do produto, é conveniente colocá-lo em um lugar pelo qual você sabe que as baratas passem durante a noite. De preferência, o mais próximo possível do ninho, para que todas sejam contaminadas e você consiga acabar com as baratas.

O que faz essa solução tão atraente para as baratas? Simples. Os seus ingredientes ativos são a Hidrametilnona (2%) e Fipronil (0,5%), que também fazem com que a barata regurgite o alimento e deixe-o acessível para as que estiverem no ninho.

Esse método para acabar com as baratas é bastante eficaz, porém é gradual. Para eliminar totalmente os insetos, pode-se levar várias semanas. Ainda restarão ovos e o processo deverá ser realizado novamente até que todas elas sejam eliminadas.

2 – Inseticidas

O inseticida é uma maneira clássica de acabar com as baratas.

Contar com esse recurso é eficaz para acabar com baratas adultas, mas não age contra as que estão no ninho, como filhotes e ovos.

Usá-lo é simples: é só borrifar diretamente no inseto. Se ele virar, vai tentar correr ou até conseguir, mas vai parar e morrer em menos de um minuto.

O cuidado que se deve tomar é a barata se recuperar, por não ter sido atingida o suficiente pelo inseticida. Para não haver dúvidas, uma boa solução é jogar o inseto no lixo. Também é conveniente manter crianças e animais domésticos afastados durante o uso do inseticida.

Alguns deles são especiais para matar baratas. Quando for adquirir o seu, procure um que tenha Ciflutrina como ingrediente ativo. Você pode aplicá-lo também em rachaduras, saídas de ar e qualquer outro local no qual elas possam estar escondidas. Apenas assim, é possível acabar com as baratas de maneira eficaz usando esse método.

E, como ele não atinge o ninho, é importante usar um outro recurso que possa eliminá-lo. Assim, o processo é realizado de forma eficaz.

3 – Concentrado líquido

O concentrado líquido pode ser aplicado em qualquer lugar por onde as baratas passam.

Hoje em dia, é mais comum usar produtos mais fortes para acabar com as baratas. Venenosos para esses insetos, são produtos químicos que devem ser usados diluídos em água.

A aplicação pode ser feita em qualquer superfície pela qual as baratas passem, assim como rachaduras e frestas. São produtos extremamente eficazes para evitar uma nova infestação.

4 – Bórax

O ácido bórico é venenoso para as baratas, mas também para os animais de estimação. Por isso, todo cuidado é pouco.


Também chamado de ácido bórico, essa é uma substância eficaz para acabar com as baratas em sua casa e afastá-las do convívio de sua família. Uma solução bastante usada é misturar partes iguais deste produto com açúcar refinado.

Em seguida, é só colocar pequenas partes da mistura em locais estratégicos, em recipientes bem pequenos, do tamanho de uma garrafa pet. O açúcar é o chamariz para as baratas, enquanto o ácido bórico é responsável por envenená-la.

No entanto, é preciso ter atenção à duração da mistura. Nunca se deve esquecê-la – a partir do momento em que o açúcar começar a melar, ela deve ser substituída.

Um outro aspecto que exige cuidado é o alcance do produto de animais domésticos. Deve estar em locais onde cachorros, gatos e outros bichos não podem ter alcance.

Os principais métodos caseiros para eliminar as baratas

Principalmente quando a casa tem crianças e animais, muitas pessoas preferem não aplicar veneno para acabar de vez com as baratas. No entanto, desejam acabar com a presença desses visitantes indesejados da mesma forma.

Algumas soluções caseiras são também bastante eficazes no combate aos insetos. Você conhecerá algumas e poderá aplicá-las o quanto antes.

Água e sabão

Essa simples solução é uma das mais eficazes para acabar com as baratas, por incrível que pareça. Qualquer sabão pode ser utilizado, inclusive detergente.

Coloque a solução em um borrifador e aplique na barata quando ela estiver passando. Ela não irá morrer envenenada, e sim asfixiada: o sabão entope seus poros e dificulta sua respiração.

Bicarbonato de sódio

A mistura de ácido bórico mencionada anteriormente é igualmente eficaz quando se substitui o bórax pelo bicarbonato. A aplicação pode ser feita da mesma forma: em recipientes bem pequenos.

A vantagem do bicarbonato é que não é venenoso para animais. Logo, se você tem cachorros ou gatos, pode respirar mais aliviado.

Eucalipto e alecrim

Esse método era muito usado quando o inseticida não era tão popular quanto hoje. Essas duas plantas têm um cheiro muito forte, capaz de afastar as baratas de uma vez por todas.

A aplicação é bem simples: é só preparar uma solução dos dois componentes com água e umedecer um pano, aplicando-o no chão, como se estivesse fazendo limpeza. Dessa forma, você acaba com as baratas eficientemente.

Cebola

Também pode ser uma aliada do ácido bórico para acabar definitivamente com as baratas. Usando meia cebola, meio copo de farinha, cerveja ou água em pouca quantidade, uma pitada de açúcar e de três a quatro colheres de ácido, você prepara uma pasta muito eficaz contra os insetos.

A aplicação pode ser realizada em pequenos recipientes.

Por causa do ácido bórico, é conveniente deixar essa mistura longe de animais de estimação.

Folhas de louro

Essa solução afasta os insetos através do cheiro. Aplique as folhas em locais próximos aos esconderijos das baratas. Elas se afastam rapidamente, pois não suportam o cheiro do louro.

Água quente

Esse é um método eficiente também para prevenir a chegada das baratas através do ralo da pia. Quando terminar de lavar a louça, aplique água fervente no cano. Isso desengordura a estrutura, remove restos de sujeira e as chances de aparecimento dos insetos são bem menores.

O problema das baratas é tão sério que não são apenas imóveis térreos que contam com a presença desse desagradável inseto. Apartamentos, mesmo em andares altos, podem também abrigar ninhos e bichos adultos. Saiba agora como evitar que eles apareçam e, caso já estejam presentes, acabar com as baratas.

Cuidados para manter as baratas afastadas de seu apartamento

As baratas estão totalmente adaptadas a ambientes urbanos. Por isso, elas conseguem subir andares de edifícios, através do encanamento. Sem contar que são animais bastante resistentes e ágeis.

No entanto, um conjunto de ações pode ser realizado com o objetivo de afastar de vez essas companhias. Veja agora o que pode ser feito para acabar com as baratas em seu apartamento e também em casas térreas e chácaras.

Primeiramente, é preciso saber por onde as baratas estão tendo acesso ao imóvel e enchê-lo de iscas. Pode ser as que já foram mencionadas ou até mesmo as compradas em lojas, como adesivos para caçá-las.

Essas armadilhas devem permanecer nos locais por no mínimo um dia. As baratas que ficarem presas podem ser jogadas no lixo ou serem mortas com a mistura de água e sabão citada em tópico anterior. Mas não é apenas essa a utilidade dessas estratégias. Você saberá ao certo de onde elas estão saindo e poderá agir corretamente para acabar com as baratas.

Para prevenir o aparecimento de baratas, uma boa alternativa é o cuidado em relação ao lixo. Volumes que contam com restos de comida devem ser retirados de casa o quanto antes. Isso é um chamariz para elas.

Esses insetos também gostam de desorganização e bagunça. Por isso, evite ao máximo manter locais que favoreçam o aparecimento de ninhos e insetos adultos.

Se você matar uma barata esmagando-a, tenha uma atenção especial com a limpeza do ambiente, que deve ser bem feita. Mesmo com o inseto morto, os ovos podem eclodir, dando continuidade ou até piorando o problema.

Também é importante acabar com tudo o que as baratas gostam de comer, como açúcar e carboidratos, não só em alimentos, como também em produtos de higiene pessoal e plantas. Não é necessário, porém, deixar de consumi-los em casa. É só manter recipientes bem tampados e aplicar vaselina nos vasos de plantas.

Se o problema for no banheiro, você pode também substituir o sabonete em barra pelo líquido, mais protegido por estar dentro de recipientes.

Todos os moradores também devem estar de olho nas migalhas de alimentos que podem cair e favorecer a presença de baratas. Portanto, comer com o auxílio de um prato e prestar atenção na sujeira é fundamental.

Além disso, é essencial que a dedetização de seu condomínio esteja atualizada. Se tiver dúvidas, converse com o seu síndico sobre isso. E se você precisa de informações sobre como esse procedimento é realizado.

Não se esqueça também de ler outros textos que dão dicas bastante úteis sobre combate a qualquer tipo de praga, seja em casa, escritório e outros locais. Visite o site regularmente para ter acesso a novos conteúdos.

Loading...