10 Dicas de como economizar energia e pagar menos na conta



Assim como a conta de água e diversos impostos brasileiros, a conta de energia elétrica também não para de subir. Mas não é tão simples lutar contra isso e pagar valores mais justos. Então, a solução é tomar medidas para economizar energia em casa e reduzir os custos.

O segredo está nos pequenos detalhes, da mesma forma que pode-se fazer para economizar água. Cuidados diários aqui e ali irão fazer toda a diferença no final do mês. Converse com o pessoal de casa e comecem a praticar novos hábitos para o benefício de todos. Afinal, economizar energia faz sobrar um dinheirinho extra para um programa em família ao final do mês.

10 dicas para economizar energia

Quando for comprar qualquer produto que precise de energia elétrica para funcionar, mesmo que tiver que investir um pouco mais, prefira aqueles com etiqueta de alta eficiência. Veja essa e outras dicas a seguir.

1. Escolha lâmpadas econômicas

Você já deve ter ouvido falar que as lâmpadas incandescentes gastam mais energia do que as de LED. Embora as de LED custem um pouco mais caro, elas economizam e duram por mais tempo, então é um investimento que vale a pena.

A diferença entre uma e outra é que apenas 10% da energia recebida por uma lâmpada incandescente acaba realmente virando luz. Quer dizer que os outros 90% viram só calor, por isso elas esquentam. Enquanto as incandescentes gastam 60W para gerar luz, as de LED gastam apenas 20W.

2. Escolha a máquina de lavar conforme a necessidade da sua família

Se você tem uma família de 4 ou 5 pessoas em casa, não adianta querer economizar comprando uma lavadora de 5 quilos e acabar tendo que lavar roupas todos os dias. Mais vale investir em uma de 10 ou de 12 quilos e lavar roupas apenas 1 ou 2 vezes na semana. Aí sim você vai economizar energia e água também.

Se a família for pequena e a máquina for grande, a dica é esperar que tenham roupas o suficiente para encher a máquina. Assim você também economiza lavando roupas menos vezes.

3. Escolha aparelhos de ar-condicionado econômicos

Hoje em dia há diversas opções de aparelhos de ar-condicionado e climatizadores de ar. Sua escolha deve levar em consideração a quantidade de Btus adequada para o tamanho do ambiente. Além disso, também deve prestar atenção nos aparelhos de alta eficiência, que chegam mais rápido à temperatura desejada, economizando até 50% de energia.

Outra forma de ajudar o ar-condicionado a trabalhar melhor é mantendo as portas e janelas fechadas para impedir a entrada de ar quente. Não fazer isso fará com que o aparelho trabalhe mais para regular a temperatura. Além disso, é importante manter o filtro sempre limpo.

4. Atenção às geladeiras e freezers

Da mesma forma que deve proceder quando comprar ar-condicionado e lavadora de roupas, deve fazer com a geladeira e o freezer. Hoje em dia todos os eletrodomésticos vêm com uma etiqueta bem grande na porta indicando qual é o nível de economia de energia que proporcionam.


Na hora de instalá-los em casa, prefira colocá-los em um espaço ventilado e não ao lado do fogão ou pegando sol, pois irá esquentá-los e dificultara que trabalhem para economizar energia. É a mesma lógica de ligar o ar-condicionado e deixar a porta aberta. Ele não vai ser tão eficiente quanto poderia.

5. Evite usar eletrodomésticos no horário de pico

O horário de pico é das 18h às 21h. Ou seja, quando a maioria das pessoas chega em casa do trabalho e vai tomar banho, fazer comida, carregar celulares, ligar a televisão e ligar o ar-condicionado.

Por isso, esse é o período em que a energia é mais cara. Se puder, faça o contrário, deixe para usar os aparelhos antes ou depois desse horário e irá economizar.

6. Apague as luzes quando não estiver usando-as

É muito comum, especialmente no caso das crianças e dos adolescentes, deixarem as luzes dos cômodos acesas porque não têm consciência de que estão gastando energia à toa.

Como não são eles que pagam, precisam ser conscientizados pelos responsáveis para terem o hábito de apagar as luzes sempre que saírem de um cômodo. Se for preciso, coloque bilhetes colados acima dos interruptores com aviso de “apague a luz”.

7. Desligue o modo stand by dos aparelhos

Alguns aparelhos, como computadores, apenas ficam em stand by quando não estão sendo utilizados. Ou seja, você não precisa desligá-los porque eles ficam “dormindo”, como se estivessem desligados. Mas mesmo assim existe um pequeno consumo de energia acontecendo, então o ideal é desligar tudo e também tirar da tomada quando não estiver em uso.

8. Invista em energia solar

Os painéis de energia solar ainda são caros, mas para quem puder investir, certamente é uma excelente forma de economizar energia a longo prazo. Eles vão armazenando a energia solar ao longo do dia e você utiliza essa energia à noite. Se sobrar, a energia vai para a rede elétrica e você pode ter um desconto na sua conta.

Para isso, é bom conversar antes com a empresa de energia da sua cidade para garantir que eles trabalham com esse método e ter certeza de que receberá o desconto.

9. Desligue a chave geral quando for viajar

Além de prevenir acidentes elétricos, como um curto-circuito que pode gerar incêndio, você também vai economizar energia ao desligar a chave geral da sua residência quando for ficar alguns dias fora.

10. Aproveite a luz natural do ambientes

Durante o dia, abra as janelas e cortinas e deixe a claridade entrar. Somente se você mora em um local cercado por construções altas ou com poucas janelas é que vai precisar acender as luzes durante o dia. Do contrário, pode manter as lâmpadas apagadas e conseguir economizar energia.

No quesito economia, não faz diferença se você usa aparelhos no 110V ou 220V. Mas deve respeitar essa condição de acordo com a cidade em que mora, ou poderá ter prejuízos. Veja o que dizem os especialistas.



Loading...

Comentar

um × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.